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Mantendo a tradição de inovação da Future Law, o novo curso de Social Media Law traz relevantes atualizações sobre o tema, com foco na importância dos contratos regulando as relações entre os players de mercado, e em como se valer de tais instrumentos para evitar e sanar discussões complexas sobre temas como responsabilidade civil, propriedade intelectual, uso de imagem e gestão de crises em geral.
Já nascendo pioneiro, o curso preenche uma lacuna no ensino jurídico, que carecia de ensinamentos mais aprofundados sobre temas como as cláusulas contratuais específicas nas contratações de influenciadores digitais, regras aplicáveis e estudos de caso de CONAR envolvendo ações de marketing em redes sociais, limites da responsabilidade civil dos influenciadores e as interfaces entre LGPD e as nossas vidas nas redes sociais.
Inegavelmente vivemos uma vida extremamente conectada e desempenhamos nossas atividades cada vez mais no mundo “online”, o que fez que o jeito como se fecham os negócios e a própria dinâmica comercial também se alterassem. Assim, junto com a evolução das plataformas e redes sociais, o Direito acaba por evoluir, já que surgem muitas novas discussões e problemas que demandam um olhar e intervenção jurídica – e são estes temas que o curso vai explorar.
O objetivo das aulas é preparar os alunos para que sejam operadores do Direito propositivo, aquele que não é apenas um meio de freios e controle, mas também uma ferramenta para a mudança e evolução social, em colaboração para a manutenção da perfeita saúde da dinâmica entre os criadores de conteúdo digital, os clientes anunciantes, as agências de publicidade e marketing, os veículos de comunicação, as plataformas e mídias sociais e, claro, todos nós - os usuários das redes.
Durante o curso, os participantes terão acesso a um conteúdo prático e atualizado, explorando casos reais, estratégias contratuais e tendências jurídicas do setor. Além das aulas teóricas, o curso inclui um workshop de revisão de contratos, onde os alunos poderão analisar e discutir cláusulas críticas, simulando situações do mercado.
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Aula 1
- Introdução ao campo do Social Media Law
- Recorte histórico
- Lógica contratual
- Logística contratual
Professor: Cássio Mosse
Aula 2
- Cláusulas específicas em Social Media
- Relações típicas contratuais do mercado
- Pontos de atenção
- Introdução ao debate sobre a participação de influenciadores em campanhas de apostas.
Professor: Cássio Mosse
Princípios gerais
- Economia de dados
- Plataformas digitais e a era da informação
Professora: Bruna Lins
Especificidades das redes
- Principais aspectos
- LGPD e a publicidade comportamental nas redes sociais
Professora: Bruna Lins
Propriedade Industrial
- Temas de marca
- Infrações e cuidados (teoria geral, com perspectiva prática)
Professor: Cassio Mosse
Direito autoral
- Infração
- Titularidade
- Redes sociais: discussões sobre memes e outros temas
Professor: Guilherme Valente
Princípios gerais
- Tipos de responsabilidade civil
- Conceitos: dano, nexo, conduta, consumidor e fornecedor
Professor: Danilo Davanzo
Especificidades das redes
- O debate sobre a responsabilidade civil e os influenciadores
- Estudo de casos
Professor: Danilo Davanzo
Princípios gerais
- O que é CONAR
- Como funciona o CONAR
- Evolução histórica do mercado
- Princípios e código do CONAR
Professor: Cassio Mosse
Especificidades das redes
- O olhar do CONAR sobre as redes sociais e os usuários
- Discussão de casos concretos
- Atividade prática: análise de campanhas sob a perspectiva do CONAR)
Professor: Cassio Mosse
Aula 1
- Gestão de crise
- Propriedade inteletual
- Direito de imagem
- Responsabilidade civil
Professor: Cássio Mosse
Aula 2
- Comunicação sensível e estratégias jurídicas em temas sensíveis (bets)
- Levantamento de riscos jurídicos
- Posicionamento institucional possível
Professor: Cássio Mosse
Oficina de Contratos
- Workshop de contratos
Professor: Cássio Mosse
Atuação da agência de influenciadores
- Desafios operacionais
- Importância do jurídico: contratos e cláusulas essenciais
- Prevenção e gestão de crises
- Dicas para iniciantes.
Professores: Cassio Mosse e Fernando Sahb
Entender como construir/revisar contratos para evitar discussões de responsabilidade civil e ter melhores ferramentas de gestão de crise
Conhecer as regras do CONAR e como elas se aplicam para o mundo digital as regras do CONAR e como elas se aplicam para o mundo digital.
Conhecer os hot topics da área e estará atualizado para atuar neste mercado
Compreender as implicações de propriedade intelectual nas redes sociais, para proteger os ativos intangíveis de seus clientes e evitar lides envolvendo tais temas.