A Revolução da IA na Gestão Jurídica
um novo paradigma para eficiência e tomada de decisões
Confira as 5 habilidades para atuar com Legal Operations e quais os cargos da área
Uma parceria com
São tarefas ligadas a:
Caso deseje entender mais sobre o que são operações jurídicas, confira este artigo publicado em nosso blog.
Muitas empresas e escritórios precisam de profissionais qualificados para trabalhar neste novo ramo. Há diversos cargos relacionados a esse setor, numa rápida pesquisa no GlassDor, encontramos o seguinte:
O que estes resultados querem dizer? Basicamente, não há ainda uma nomenclatura definida para os cargos e muito menos planos de carreira.
A única informação que encontramos foi sobre especialistas em Legal Operations, que ganha em média R$ 6,9 mil.
Encontramos vagas de coordenador de Legal Operations. Acreditamos que as diferenças entre as duas residem no fato de um ser coordenador, enquanto o especialista o executor das tarefas de gestão.
Imagine um escritório já consolidado no direito de família. Com a entrada de novos sócios, eles desejam remanejar o planejamento para atuar com empresas de tecnologia.
A pessoa responsável pelas operações terá a missão, de em conjunto com os sócios, traçar um plano de ação. Como irão conseguir este resultado? Quais áreas responsáveis? Quais os processos para tanto? E as métricas a servirem de norte?
Por meio de um espírito colaborativo, este profissional deverá conversar com inúmeras áreas e pessoas para criar o plano desejado, e enfim, delegar para que sua equipe persiga os resultados.
É uma jornada árdua: como expandir as áreas de atuação sem prejudicar as já consolidadas? como gerir o orçamento disponível para tanto? como alocar as pessoas nas áreas onde elas podem alcançar os melhores resultados?
De fato, são habilidades muito diferentes das que estão estamos acostumados aprender na faculdade. Por isso, separamos as cinco principais habilidades de um profissional de Legal Operations:
É muito importante que a pessoa encarregada por esta tarefa seja comunicativa e tenha a habilidade de colaborar com outros departamentos e pessoas.
A pessoa precisa se relacionar com diversas equipes, entender suas demandas, delegar tarefas e gerir o projeto de maneira que ele seja alcançado até o final. Assim soft skils como, observação, empatia e colaboração são desejáveis para obter os melhores resultados.
O profissional de legal operations precisa estar antenado com as tendências de mercado de inúmeras áreas. Um conhecimento interdisciplinar fora do comum, que passa de gestão de projetos, finanças, marketing, metodologias ágeis, design e muito mais,
A curiosidade e a busca pelo conhecimento são diferenciais para quem deseja atuar com a área.
Ela precisa saber quais são as melhores técnicas de gestão de contratos, de assinatura digital, softwares e melhores práticas de jurimetria, quais os melhores ERPs e CRMs jurídicos.
Uma atuação prévia em escritórios em inovadores e startups jurídicas pode ser um bom indicativo de profissional bom no ramo.
Como falamos todos estes projetos envolvem finanças, os gastos devem ser levantados anteriormente e devem ser previsíveis. Gestão de projetos envolve dinheiro, deve-se compreender o escopo de cada projeto, de modo a tornar previsível quanto se gastará, quanto tempo irá demorar e as pessoas envolvidas.
Aprender e implementar boas práticas
Nesse ramo é necessário estar sempre antenado para alcançar os maiores objetivos. Buscar novos métodos de gerenciamento de projetos, as melhores práticas, com base no CLOC, em parceiros, competidores nacionais e internacionais.O estudo constante é muito importante para atuar com operações jurídicas.
Definir as métricas essenciais para o funcionamento do escritório, de um setor, para o sucesso de um projeto é essencial. Assim, sabemos se as nossas hipóteses foram validadas ou não.
Entender KPIs, OKRs e outras metodologias de metrificação são, de fato um diferencial. Mas não apenas interpretar, mas também definir quais as métricas essenciais para medir o progresso.
Para saber se determinado projeto e render o resultados ou até mesmo para descobrir quais são os projetos necessários que irão gerar mais impactos essa pessoa deve saber implementar avaliar e usar as capelinhas a seu favor. São tipo performance indicator que são métricas para onde iremos olhar de modo a alcançar certos objetivos para os escritórios ou departamento jurídico.
Imagine um departamento jurídico que descubra que a maior causa para a quebra contratual por parte dos clientes se baseia numa cláusula de renovação automática que não está disposta com transparência.
Descobriram também que essas quebras contratuais levavam a prejuízos de mais de R$ 100.000,00. Assim, o coordenador de Legal Operations sugeriu que implementasse um projeto para reduzir este prejuízo em 50% por meio da revisão contratual e ainda um melhor atendimento aos clientes.
Esta meta requer um gerenciamento de um projeto entre diversas equipes que irão colaborar para tentar alcançar o objetivo.
Parece muita coisa, não é?
É um novo ramo, e se adequar requer conhecimento e prática. Ainda bem que a Future está aqui para te ajudar.