"Law is in the air": Compre 1 curso gravado e ganhe outro. Cadastre-se e garanta esse presente!

Contract Lifecycle Management - o que é?

Entenda o que é Contract Lifecylcle Management e como contratos podem ser melhorados com Legal Ops e Legal Design.

Uma parceria com

Já ouviu falar em Contract Lifecylcle Management (gestão do ciclo de vida de um contrato, numa tradução livre)?

O MIT Media Lab tem uma série de vídeos chamados de “Knotty Objects” - “objetos intrincados”. Essa série de vídeos nos convida a pensar em objetos a partir da perspectiva dos usuários.

Então, por exemplo, no caso de um celular, esta série nos convida a refletir sobre o design dos celulares. Será que realmente estão atendendo às necessidades das pessoas que os utilizam?

Mas, calma. O que o celular tem a ver com o contrato?

Vocês já pararam para pensar na perspectiva de todos os usuários do contrato?

Um contrato, realizado à mão em 1940, pode ainda ser vigente e fonte de direitos e obrigações. 

Como que cada usuário do contrato é afetado por isso? 

Como fazem para se manter atualizados de seus direitos e obrigações?

Por nossa sorte, com a digitalização, o ciclo de vida do contrato pode ser monitorado.

Desde as tratativas, passando pela assinatura e até o fim da vigência dos direitos e deveres, todo esse fluxo pode ser analisado e acompanhado de perto.

Como assim?

Imagine a parte das tratativas. Hoje, por meio de softwares (especializados ou não), é possível saber em que pé está a negociação, quem falta aceitar, quem propôs mudanças, e o tempo em que está nessa etapa.

Na próxima, de assinatura, é possível saber quem ainda não assinou, e o tempo em que está parado, por exemplo.

Alguns exemplos de CLM: https://www.gartner.com/reviews/market/contract-life-cycle-management

Notem que as soluções podem ser variadas, desde armazenamento organizado em nuvem a softwares de assinatura, gestão de tarefas, automação de criação de contratos, dentre muitos outros.

Como o CLM se conecta com o Legal Design?

A partir do Legal Design, é possível, por meio de um processo de design, entender quais os maiores problemas que um escritório, departamento jurídico, empresas e pessoas passam durante a assinatura e vigência de um contrato.

Quando estes gargalos são demonstrados, durante a fase de descoberta do processo, é possível endereçar as soluções. E elas nem sempre precisam ser construídas do zero.

Para as diversas fases há softwares que resolvem os problemas, a questão é que muitas vezes é necessário compilar diversas soluções. O que pode ser complicado, mas com uma visão ampla dos problemas, um time de designers e desenvolvedores, com um roadmap de implementação, é possível integrar as soluções. 

Como o CLM se conecta com Legal Ops?

Legal Ops pode ser conceituado como a utilização de ciência de dados, metodologias ágeis e diversas disciplinas como finanças, estatística para tornar a operação mais eficiente.

Assim, encontrados os gargalos a partir da descoberta no processo de design, é possível montar uma esteira de produção e revisão de contratos e entender os reflexos de cada fase do ciclo de vida de um contrato.

Deste modo, é possível inclusive determinar a probabilidade de fechar um contrato, o tempo de demora para assinatura, o impacto financeiro e em diversas outras métricas relacionadas ao negócio.

Muita novidade né?

Autores

Lucas Gouvea
Head de UX e Growth na Future Law