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Entenda o que é mapeamento de processos e porquê um profissional de legal operations precisa dominar o assunto.
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Escrevemos um artigo sobre as 5 principais habilidades dos profissionais de Legal Operations. Vale a pena conferir as competências que separamos para você se destacar na área.
No presente texto, vamos focar em um ponto que não levantamos lá: o mapeamento de processos.
Obviamente não estudamos isso na faculdade. Porém, com algumas dicas é possível fazer a diferença na sua organização com o mapeamento de processos.
É muito importante entender as pessoas responsáveis por um projeto, por alcançar um objetivo. E talvez mais importante ainda: para entender quais os gargalos do fluxo, as pessoas encarregadas pelas tarefas dessa parte.
A partir dessa descoberta, é possível tomar medidas para resolver o diagnóstico.
Em primeiro lugar, precisamos entender qual o desafio queremos resolver a partir do mapeamento de processos. Assim, conseguimos escolher o ângulo de observação de um fluxo de trabalho.
Existem inúmeras dinâmicas de Design Thinking que podem ajudar. Uma das mais efetivas é a combinação de duas:
Nesta, nos colocamos no lugar de uma pessoa em um projeto e destacamos as macro e micro etapas de seu projeto.
Assim, se estivermos mapeando um fluxo de aprovação de documento num departamento jurídico devemos escolher o prisma de observação: do jurídico ou de clientes externos?
Se escolhermos os clientes, vamos mapear o seguinte, a título de exemplo:
E cada etapa dessa tem uma micro etapa, assim na parte de recebimento tem a leitura, o envio de mensagens para a equipe do cliente e muitos outros.
Assim que desenhamos essas etapas, podemos escrever possíveis problemas que ocorrem nela.
Com esses problemas, pessoas e etapas desenhadas, podemos partir para a outra dinâmica que se chama “How Might We” ou “Como poderíamos”?
Escolhemos os principais ou o principal problema que supomos que irá resolver a questão que nos levou a mapear os processos e fazemos perguntas a partir dela.
Por exemplo, na fase de assinatura do contrato, levantamos o ponto de que:
“Os clientes desejam assinar presencialmente o documento”
As perguntas poderiam ser:
“Como poderíamos convencer os clientes a assinarem digitalmente?”
“Como podemos ajudar nossos clientes com a transição digital?”
As respostas a estas perguntas são possíveis protótipos que irão ser priorizados pelas equipes e podem virar projetos.
Neste artigo trabalhamos a fase de Discovery de uma Design Sprint, um processo de design que objetiva resolver um problema rapidamente e alinhado com toda a empresa.
Para ser um profissional de Legal Operations, dominar essa intersecção disciplinar é um diferencial e tanto.