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Marketing Jurídico - a importância da presença digital para conseguir clientes

Descubra como gerar presença digital para seu escritório de advocacia. Marketing para advogados online é possível

Uma parceria com

Alguns dados confirmam que, mais do que nunca, os consumidores estão mais exigentes e ativos digitalmente. Essa tendência também é verdade para o mercado jurídico.

Uma pesquisa de 2021 realizada pela Clio, legaltech focada no backoffice jurídico, confirmou essas suposições:

Em 2018, apenas 23% dos consumidores estavam dispostos a contratar serviços jurídicos online. Atualmente 79% estão.

A pesquisa ainda aponta quais informações buscam para decidir pela contratação de profissionais jurídicos:

  • 80% deseja saber quais etapas até a resolução do caso;
  • 77% deseja saber a experiência e título dos profissionais;
  • 72% deseja saber a área de atuação de advogadas e advogados,
  • 66% deseja saber uma estimativa dos custos do caso.

Ainda, sobre expectativas em relação ao atendimento de causídicos:

  • 82% avalia o tempo de resposta como um fator crucial para a contratação online;
  • 79% deseja respostas em até 24 horas;
  • 61% das pessoas não entendeu o que os advogados falaram sobre o caso.

Em suma, estes dados confirmam a hipótese de que a presença online para advogados é essencial. Além disso, trazem diversas ideias de como podemos criar essa presença. 

Em primeiro lugar, as pessoas precisam encontrar os profissionais. Precisamos de site, redes sociais.

Depois, precisamos responder as pessoas de maneira adequada. Um FAQ no site e nas redes pode ajudar.

Trazer seu perfil, currículo, artigos e ideias, em seu site e redes sociais pode ajudar a trazer segurança para as pessoas.

Não podemos divulgar ativamente nossos honorários, contudo, podemos responder isso quando perguntados sobre.

Por fim, o marketing de conteúdo pode ajudar as pessoas a nos encontrarem. É uma ótima estratégia de SEO (search engine optimization - otimização nos mecanismos de busca online, numa tradução livre). 

Não sabe o que é isso?

O google e outros mecanismos de busca, avaliam a qualidade do site, a experiência dos usuários nele e se, de fato, respondem a perguntas comuns. Em caso positivo, seu site será bem rankeado,e você terá muitos acessos sem pagar por anúncios.

Há diversas maneiras de descobrir o que as pessoas buscam sobre determinado tema. Basta acessar sites como:

  • SemRush
  • Google Ads - Keyword Planner
  • E no próprio Google, no final de uma pesquisa, veja “as pessoas também buscaram”.

Insira essas palavras chaves e perguntas em seu site e blog, que naturalmente você terá acessos.

Essa é apenas uma das maneiras de conseguir tráfego orgânico online. Nós vimos que, de fato, as pessoas buscam serviços jurídicos online, por mais que a pesquisa tenha sido realizada nos EUA.

O surgimento de Legaltechs que oferecem serviços jurídicos, bem como cadastro de advogados, como por exemplo, jusbrasil são outros indícios que essa realidade também se aplica ao Brasil.

É desafiador dominar tantas tecnologias e estratégias para se destacar profissionalmente. Mas a busca por conhecimento é insaciável, não é mesmo?

Autores

Lucas Gouvea
Head de UX e Growth na Future Law