"Law is in the air": Compre 1 curso gravado e ganhe outro. Cadastre-se e garanta esse presente!

Por que investir em Legal Operations?

Entenda como Legal Operations pode gerar eficiência operacional ao seu escritório de advocacia e departamento jurídico.

Uma parceria com

Por que investir em Legal Operations?

Quais são as vantagens de investir em Legal Operations?

Antes de explicar este tema, vale a pena ler este artigo de nosso blog, onde explicamos didaticamente o que é Legal Operations.

Agora que você já sabe o que significa este termo refinado, vamos pensar nas vantagens de investir nesta metodologia a partir de um exemplo.

Exemplo de Eficiência Operacional, Cultura de Dados e Soluções Tecnológicas

Imagine um departamento jurídico de uma empresa de tecnologia que vende software a planejar metas e estratégias para o ano que vem. 

O gerente jurídico conseguiu levantar dados e constatou que 90% das demandas judiciais são provenientes de reclamações sobre o direito de arrependimento.

Além disso, percebeu também que haviam muitas reclamações do setor de atendimento ao cliente da empresa sobre a demora do jurídico em prover informações e soluções para reclamações dos consumidores.

Com estes dados em mãos, o gerente, em conjunto com o time jurídico estabeleceu 2 metas:

1 - Diminuir em 50% as demandas relacionadas ao prazo de arrependimento;

2 - Diminuir para 24 horas o prazo de resposta do jurídico para outros setores, principalmente aqueles ligados ao relacionamento com clientes.

Essas metas implicam inúmeros fluxos de trabalho, testes e tarefas. No caso do prazo de resposta do jurídico, seria necessário criar uma documentação para outras equipes acessarem e resolver as dúvidas rapidamente, bem como organizar documentos e priorizar as respostas de acordo com o conteúdo.

Legal Operations, enfim, traz eficiência operacional. Nos exemplo acima, as soluções parecem simples, pois os dados cruciais já tinham sido separados pela gerência.

Em departamentos jurídicos e escritórios de advocacia menos maduros operacionalmente, o trabalho começa alguns passos atrás, com a coleta de dados, a colaboração com outros times para que seja possível obter, interpretar e projetar soluções através de dados.

Como criar uma cultura de eficiência operacional?

Uma estratégia bem interessante é entender quais os maiores gargalos operacionais e a partir daí projetar possíveis soluções. Há dinâmicas muito interessantes de UX Design, como por exemplo a Jornada do Usuário e prototipação rápida para criar soluções em tempo recorde.

Um caminho que certamente renderá frutos é iniciar a coleta de dados. Uma planilha com dados essenciais para o jurídico já é o início para poder separar o joio do trigo. Comece pequeno, mas com constância.

Entenda como Legal Operations pode gerar eficiência operacional ao seu escritório de advocacia e departamento jurídico.

Autores

Lucas Gouvea
Head de UX e Growth na Future Law